Tudo o que você precisa saber sobre Whey Protein
- Luísa Schiavini
- 10 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Queridinho das academias, o whey protein pode ser utilizado até por idosos.

O que é o whey protein e quais seus benefícios
O whey protein é a proteína do soro do leite de vaca em forma de pó alimentício.
O consumo diário de whey protein auxilia na construção e recuperação muscular. E aqui não estamos falando sobre "ficar bombado", e sim sobre manutenção de tônus muscular para o dia a dia.
Para quem é indicado?
Adolescentes, adultos e idosos com ingesta proteica insuficiente
Pacientes oncológicos ou sarcopênicos
Pessoas que não trabalham em lugar fixo e precisam de aporte proteico prático
Praticantes de exercício físico
Ovolactovegetarianos que não conseguem atingir aporte proteico
Qual a diferença entre concentrado, isolado e hidrolisado?
Whey Protein Concentrado
Produto mais abundante no mercado e com valor mais acessível. Tem digestibilidade mais difícil e lenta, portanto é contraindicado para intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e pacientes com má digestão.
Whey Protein Isolado
No processo de fabricação do whey isolado há remoção de 99% de carboidratos - como a lactose. A digestão é mais rápida, portanto pode ser utilizado por intolerantes à lactose (embora alguns intolerantes ainda sintam desconforto).
Whey Protein Hidrolisado
O whey hidrolisado passa por um processo onde há quebra das proteínas em partículas menores - a hidrólise. Dessa forma, a digestão é muito melhor e os aminoácidos ficam mais disponíveis. Normalmente pacientes com intolerância à lactose ou Síndrome do Intestino Irritável preferem essa opção.
Mitos e verdades sobre o whey protein
Whey sobrecarrega os rins: MITO
Tomando na dose certa não terá comprometimento renal. Quem bebe pouca água e tem alimentação rica em ultraprocessados corre muito mais risco de doença renal.
Whey precisa estar dentro de uma alimentação adequada: VERDADE
Lembre-se que o whey é fonte de proteínas e ainda assim precisa ser complementado com proteínas do feijão, da carne e outros nutrientes como fibras, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Whey não é milagroso
Quem toma whey fica "bombado": MITO
O whey protein só vai te ajudar a ter melhor construção e recuperação muscular, evitando lesões e mantendo você ativo no dia a dia. Para ficar "bombado" precisa de bem mais recursos, acredite.
Quanto mais whey, melhor: MITO
Se você tomar superdoses de whey estará jogando dinheiro fora. Seu corpo aproveitará somente o necessário e o restante será descartado.
Whey pesa no bolso
Sim, manter um whey de boa qualidade vai te custar um investimento de aproximadamente R$ 150-200 por mês. Se for financeiramente inviável, converse com o nutricionista para atingir as proteínas de forma mais acessível.
Commenti