Complicações da Anorexia Nervosa
- Luísa Schiavini
- há 27 minutos
- 2 min de leitura
Além da magreza excessiva, a Anorexia Nervosa pode trazer complicações sérias para a saúde.

A anorexia nervosa (AN) é um transtorno alimentar reconhecido e classificado como uma busca incansável por magreza, medo mórbido de engordar, imagem distorcida do corpo, e restrição da ingestão relativa à necessidade, levando à redução do peso corporal. A anorexia nervosa ocorre predominantemente em meninas e mulheres jovens. O início geralmente ocorre na adolescência.
Nas fotos veiculadas pela mídia entende-se que o principal risco da anorexia é apenas a aparência de magreza excessiva com costelas aparecendo e aspecto de fraqueza. Porém, as complicações são muito mais severas e podem evoluir para óbito.
AUMENTO DO RISCO DE FRATURA ÓSSEA
Usualmente a a doença surge na idade onde ocorre o pico de formação de massa óssea, então quando temos a insuficiência da ingestão de cálcio e toda a alteração metabólica que ocorre na AN e pelo mínimo percentual de gordura corporal, podemos aumentar consideravelmente o risco de fraturas ósseas.
AMENORREIA
Corpos desnutridos e emagrecidos podem entrar em amenorreia (ausência de menstruação) secundária ao hipogonadismo hipogonadotrofico e redução dos hormônios androgênicos como a testosterona e dehidroepiandrosterona. Isso ocorre devido ao baixíssimo percentual de gordura na AN.
DISTÚRBIOS DIGESTIVOS
Na AN grave pode ocorrer incoordenação motora inclusive na musculatura orofaríngea, esofagogástrica e gastrointestinal. Isso aumenta a chance de broncoaspiração, distensão gástrica e constipação, o que acaba dificultando bastante a ingestão alimentar para promover o ganho de peso no estágio de recuperação do estado nutricional .
A constipação é um grande problema no quadro anoréxico, pois é frequente o paciente solicitar uso de laxantes para evacuar e isso pode reforçar uma ideia purgativa (podendo evoluir para um transtorno alimentar de purgação ou bulimia nervosa)
MORTE SÚBITA
A morte súbita é o desfecho cardiovascular mais grave da AN. A bradicardia, que é o ritmo cardíaco irregular ou lento, é encontrado em aproximadamente 95% dos pacientes com AN e é o achado benigno mais comum. Nesses casos, se a frequência cardíaca estiver abaixo de 40 batimentos por minuto é indicada hospitalização imediata.
PROCURE AJUDA.
Se você está vendo esse vídeo por já cursar um quadro de anorexia nervosa ou está com pensamentos relacionados à reduzir drasticamente a ingesta calórica para emagrecer, procure ajuda.
Compartilhe seus pensamentos com a sua família, amigos e profissionais de saúde da sua confiança. Não acredite em promessas milagrosas da internet, afinal a anorexia nervosa é um transtorno alimentar que deve ser tratado baseado em ciência e prática clínica. O tratamento leva um tempo, mas é possível conviver e superar a AN.
Precisa de ajuda para lidar com a sua alimentação e seu peso? Então agende sua consulta para ter o tratamento especializado!
Nut. Luísa Schiavini
CRN-2 13885
Comments