top of page

Mitos sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos

  • Foto do escritor: Luísa Schiavini
    Luísa Schiavini
  • 4 de abr.
  • 2 min de leitura
ree

Quem tem o diagnóstico de Síndrome de Ovários Policísticos sofre com a quantidade de (des)informações na internet. Vamos esclarecer?


Mito 1: Anticoncepcional não é tratamento para SOP

A SOP é uma síndrome endócrina.Nela há um aumento na produção de hormônios androgênicos, que provocam algumas manifestações como:

  • Oleosidade excessiva na pele

  • Excesso de pelos corporais (hirsutismo)

  • Resistência à insulina

  • Ciclos menstruais irregulares (o que pode aumentar o risco de câncer de endométrio)

A SOP não tem cura, portanto o papel do anticoncepcional oral (ACO) é de reduzir a intensidade das manifestações do hiperandrogenismo. SIM, o ACO pode ser usado no tratamento da SOP, em conjunto com outras medidas.


Mito 2: Quem tem SOP não pode comer carboidratos

A resistência à insulina é super presente na SOP, mas isso não quer dizer que os carboidratos estão proibidos. Para controle da resistência à insulina e redução do risco de desenvolver diabetes, exercícios físicos regulares e um bom aporte de fibras/proteínas são INDISPENSÁVEIS. Isso é muito mais efetivo do que simplesmente eliminar os carboidratos da alimentação. Obs.: Escolha carboidratos de boa qualidade.


Mito 3: SOP impede o emagrecimento

Justamente por ser uma síndrome endócrina, na SOP há uma certa dificuldade na perda de peso e uma predisposição ao ganho de peso. Mas veja: não será a SOP que determinará se você vai aumentar de peso corporal. Serão seus hábitos e sua ingesta calórica. Quanto mais exercício físico presente, menos resistência à insulina e maior regulação endócrina. Não culpe a SOP! Exercite-se e faça um déficit calórico inteligente (caso queira emagrecer).


Mito 4: Prímula e Inositol curam a SOP

Inositol: a promessa é efeito semelhante à metformina na regulação da resistência à insulina, mas temos poucos ensaios clínicos randomizados a respeito do assunto - sem contar o custo elevadíssimo em comparação à metformina.

Óleo de prímula: Evidências científicas sobre a eficácia da suplementação do óleo de prímula em mulheres com SOP são, em sua maioria, de baixa qualidade metodológica e com vieses importantes.



Precisa de ajuda para lidar com a sua alimentação? Então agende sua consulta para ter o tratamento especializado!


Nut. Luísa Schiavini

CRN-2 13885


 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • YouTube
WhatsApp.svg.png
bottom of page