Síndrome de Pica (picamalácia ou alotriofagia)
- Luísa Schiavini
- 17 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Pica, picamalácia, ou alotriofagia é um distúrbio alimentar caracterizado pela vontade de comer coisas "estranhas"

Sim, o nome é esse mesmo
A palavra "Pica" deriva da palavra em latim que denomina o pássaro pega, uma espécie de ave que se alimenta do que quer que encontre.
A Pica, picamalácia, ou alotriofagia é um distúrbio alimentar caracterizado pela vontade de comer coisas "estranhas", não nutritivas ou não comestíveis em quantidades relevantes e rotineiramente.
Hmm que vontade estranha...
Na picamalácia é frequente ter desejo por tijolos, terra ou argila, gelo, tinta, sabonete, palito de fósforo, cola, cinzas, borra de café, frutas não maduras, plástico, argila, etc.
Além de ingerir alimentos não comestíveis ou usuais, algumas combinações estranhas podem ser realizadas, como feijão com leite, frutas com sal, melancia com margarina, etc
Quem pode desenvolver?
Essa síndrome é mais prevalente em gestantes e crianças acima de dois anos e normalmente está associada a alguma deficiência nutricional. Além disso, a alotriofagia pode ser observada em alguns casos de autismo e esquizofrenia.
Quais as complicações?
Intoxicação, infecção parasitária e obstrução intestinal podem ocorrer quando tais substâncias forem ingeridas. As crianças podem ter déficit no desenvolvimento devido a deficiências nutricionais não corrigidas e o feto pode ser prejudicado caso substâncias tóxicas atravessarem a barreira placentária.
Se identificou com os sintomas?
Não tenha vergonha! Procure atendimento!
Profissionais que vão te ajudar:
Médico
Nutricionista
Psicólogo
Psiquiatra
Comentários