Como evitar contaminações alimentares em casa
- Luísa Schiavini
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

Estas são recomendações para evitar contaminação por microorganismos (vírus, bactérias e parasitas) nos alimentos. Todas recomendações são baseadas em evidências científicas.
1. Lave as mãos com água e sabão antes de cozinhar
Nossas mãos são colonizadas por inúmeras bactérias, portanto lavar as mãos com água e sabão corretamente é uma das melhores estratégias de prevenção para contaminação de alimentos.
2. Comida deve ficar o máximo 2h fora da geladeira
Faça a comida, deixe esfriar e guarde em potes e leve para a geladeira. Se ficar em temperatura ambiente (principalmente no verão) favorece o crescimento de bactérias.
3. Não descongele carnes fora da geladeira
Retire a carne do freezer, deixe algumas horas na geladeira para descongelar. Se deixar fora da geladeira, a chance de bactérias se proliferarem é muito maior.Não lave as carnes!!!!
4. Descarte o alimento mofado por inteiro
Aquele pão que está apenas com duas fatias mofadas deve ser INTEIRAMENTE descartado. Nas outras fatias o processo de crescimento de fungos já está iniciado. Portanto, deve ser totalmente descartado.
5. Não lave os ovos de galinha
Se quiser lavar o ovo, é só na hora de comer. Quando lavamos os ovos retiramos uma membrana protetora da casca, o que pode favorecer a entrada de microrganismos.
6. Uma colher para cada panela obrigatoriamente
Quando usamos apenas uma colher para mexer o feijão, a carne e o arroz podemos carregar diferentes microrganismos para as preparações. Se for provar a comida, use uma colher diferente e não use-a novamente.
7. Não consuma alimentos de embalagens danificadas
Embalagens estufadas ou amassadas não devem ser consumidas. Estufado significa que há algum crescimento microbiano interno (produz gases) e amassado favorece a entrada de microrganismos externos.
8. Higienize corretamente frutas e vegetais
O correto é: todas as frutas de casca fina e vegetais devem ser higienizados em uma solução de água e hipoclorito de sódio (água sanitária). Passo a passo:
Para cada 1L de água, adicione 1 colher de sopa de água sanitária ou sanitizante de alimentos.
Mergulhe todos os vegetais e frutas nessa água, dentro da cuba higienizado ou bacia.
Deixe por 15 minutos
Enxague em água corrente
Armazene em local limpo
Lembrete importante
A contaminação nem sempre deixa a comida com gosto de estragado ou com aspecto mofado. Inclusive, muitas pessoas que sofreram com a Salmonelose referem que a comida contaminada estava deliciosa.
Seguir as recomendações de prevenção é a melhor estratégia!
Precisa de ajuda para lidar com a sua alimentação? Então agende sua consulta para ter o tratamento especializado!
Nut. Luísa Schiavini
CRN-2 13885
Comments