Sexo, autoestima e nutrição
- Luísa Schiavini
- 18 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Sim, é isso mesmo. A relação com o corpo, o sexo e autoestima estão intimamente ligados com o comportamento alimentar.

Sexo com a luz apagada ou vestindo roupas, sentir vergonha do seu corpo na frente do parceiro ou parceira, redução da libido por não estar com o corpo que você gostaria...Você se identificou com esses momentos?
Situações como essas são mais frequentes no público feminino por diversas influências ao longo da vida. Necessidade de corresponder aos padrões estéticos, de atender as exigências masculinas (que, por sinal, fazem parte de questões influenciadas pela cultura da pornografia no desenvolvimento do homem), desconhecimento sobre a sua própria sexualidade, o tabu que envolve o prazer feminino (mesmo no século 21)...ih, a lista é longa! Mas, mesmo com a prevalência maior nas mulheres, o público masculino também pode sofrer com essa condição.
Dessa forma, a insegurança quanto ao próprio corpo e ao próprio prazer pode começar a afetar as relações. Aqui não estamos somente falando sobre estar "acima" do peso, mas também corpos emagrecidos, com cicatrizes ou qualquer outra característica que esteja fora do padrão de beleza vigente.
A frustração que envolve a dificuldade em encontrar prazer na intimidade pode levar a comportamentos alimentares disfuncionais. É muito comum observar nesses casos o ciclo: dieta restritiva --> episódios de descontrole --> dieta restritiva. Esse é um padrão que pode permanecer por muitos anos e gerar muito sofrimento!
Algumas orientações:
Por mais que seja difícil, não deposite a aceitação do seu corpo no outro.
Tá tudo bem querer "melhorar" o seu corpo, fazer reeducação alimentar e exercícios para sentir-se melhor, mas lembre-se sempre que você é merecedor de uma vida sexual ativa e feliz com o corpo que você possui agora.
Se possível, faça terapia com um profissional da psicologia e fale sobre as questões que permeiam a sua sexualidade e a relação com o seu corpo.
Procure profissionais de saúde que acolham você e façam você se sentir confortável para falar sobre sexo e autoestima.
Comentários